Ir para o conteúdo Ir para rodapé

Biografia

Lois Ladra, natural da Galiza, formou-se academicamente em várias universidades públicas ibéricas: é licenciado em Geografia e História (Univ. Complutense de Madrid), licenciado em Antropologia Social e Cultural (UNED), diplomado em estudos avançados em Arqueologia (Univ. Santiago de Compostela) e mestre em Arqueologia (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).
Como investigador independente e arqueólogo profissional, tem colaborado em numerosos projectos, quer na Galiza, quer em Portugal, onde tem dirigido estudos sobre a etnologia rural e o património vernacular na Beira Alta, Beira Baixa, Douro e em Trás-os-Montes. Participou em dúzias de escavações arqueológicas, sendo responsável pelas cartas arqueológicas de vários concelhos galegos e leoneses.
É autor de mais de meia centena de artigos publicados em revistas especializadas, assim como das monografias intituladas Arte relixiosa popular na Terra de Valga: cruceiros, cruces de pedra e petos de ánimas (Corunha, 2002, Prémio de Investigação Xesús Ferro Couselo), A pesca tradicional nos rios de Galiza: caneiros, pescos e pesqueiras (Compostela, 2008, Prémio de Investigação Vicente Risco), As embarcações tradicionais dos rios da Galiza (Ourense, 2011, Prémio de Investigação Xaquín Lourenzo), A cultura tradicional da amêndoa no Douro Superior (Torre de Moncorvo, 2013) e Tecnologia Tradicional do sumagre: Etnobotânica, História e Património (Vila Nova de Foz Côa, 2013).
Nas duas últimas décadas tem realizado trabalho etnográfico de campo em diversas comunidades ribeirinhas nas bacias hidrográficas dos rios Ulha, Minho, Sabor, Tua, Côa e Ocreza.

Início
E-mail
Password
Confirm Password